Make your own free website on Tripod.com
Halloween
Travessuras ou Gostosuras


Travessura ou gostosura???

Versão em Português
 
O costume do "Trick or Treat" tem várias origens, a maioria delas irlandesa. Uma delas vem de um velho hábito dos camponeses irlandeses que passavam de porta em porta pedindo dinheiro, pão, queijo, ovos, manteiga, castanhas, maçãs, etc. em preparação para o festival de St. Kolumbus Kill.
Ainda outro costume era pedir bolos para as almas, ou fazer oferendas para alguém - especialmente em troca de promessas de prosperidade ou proteção contra má sorte. É com este costume que o conceito das fadas veio a ser incorporado, pois as pessoas costumavam ir de porta em porta para pedir gostosuras. Não dar os doces significava que algumas brincadeiras seriam feitas com o dono da casa.
Acreditava-se que as fadas estavam à solta essa noite, e era comum deixar uma oferenda de comida ou leite para elas nos degraus da casa, então o dono seria abençoado para o próximo ano. Muitas famílias também costumavam deixar uma refeição para o espírito dos mortos.
O "Trick or Treat" moderno, com crianças indo de casa em casa pedindo doces começou não faz muito tempo nos EUA, misturando influências antigas e modernas.
No século XIX, imigrantes rurais da Irlanda e Escócia na América mantinham costumes específicos para meninos e meninas. As meninas ficavam em casa fazendo jogos de adivinhação e previsão do futuro,enquanto que os meninos vagavam pelas ruas fazendo brincadeiras ritualizadas, que os mais velhos diziam ser culpa dos espíritos que estavam à solta aquela noite. A entrada desse costume no mundo urbano pode ser percebida na Nova Iorque da metade do século XIX, onde as crianças chamadas de "ragamuffins", ou crianças mal trapilhas, vestiam fantasias e pediam dinheiro aos adultos no dia de Ação de Graças. Tais práticas tornaram-se desagradáveis com o aumento da urbanização e da pobreza nos anos 30. Os adultos então começaram a procurar maneiras de controlar esse costume, antes inofensivo, mas que agora era muito caro e com muito vandalismo. As cidades então começaram a organizar eventos de Halloween 'seguros' e as famílias começaram a dar presentinhos para as crianças da vizinhança, como uma maneira de distraí-las da anarquia que o costume havia se tornado. Os "ragamuffins" desapareceram ou trocaram sua data para a do Halloween.
O termo "Trick or Treat" finalmente aparece impresso ao redor de 1939. As travessuras ficaram ainda piores nos anos 80, com a pobreza e a cobiça andando lado a lado. Infelizmente, garotos de uma cultura saturada de violência passam muito rapidamente da inofensiva 'decoração' das casas da vizinhança com papel higiênico ou creme de barbear para o vandalismo e assaltos. Culpar os neo-pagões ou o Halloween por isso é como censurar os patriotas ou o 4 de julho pelos muitos ferimentos de bombinhas que acontecem a cada ano. Dado esse cenário, as prefeituras, as escolas e os pais dos anos 30 inventaram esse costume que persiste até hoje para manter seus filhos longe de encrencas.
Já na Irlanda e Inglaterra, na metade do século XX, as crianças menores costumavam se fantasiar e desfilar na frente das casas dos vizinhos, executando alguma cena e em troca pediam uma recompensa. As crianças americanas parecem lembrar-se disso com as rimas: "Jingle bells, Batman smells, Robin laid an egg"(No tilintar dos sinos, o Batman cheira mal, o Robin botou um ovo), e outras rimas cantadas sem razão a não ser pela 'tradição'.
 



Enter supporting content here